Camila Rocha

 

 

SUSPENSA AFLORA ou Para Levantar um Jardim do Chão, 2016

 

 

 

Camila Rocha (Sao Paulo, 1977) trabalha principalmente com plantas reproduzidas através de desenhos, videos, fotografias, ações e instalações na forma de jardins e ambientes (enviroments).

 

Trajetória:

Em 2016 realizou a exposição individual The Enigma of Plants (O enigma das Plantas), com curadoria de Ali Akay na KRANK Gallery em Istambul. Em 2015-2016 criou o Sefatorium, installação site-specific de grande escala no foyer do Istambul Modern como parte da exposição TILL IT'S GONE com curadoria de Celenk Bafra e Paolo Colombo. Na primavera de 2014 Camila alugou uma loja de flores abandonada em uma das últimas construções não-gentrificadas de Cihangir, Sigorta Pasaj, e lá realizou o projeto chamado FloriKultur.

Desenvolveu projetos especialis para as duas primeiras edições da Art International, feira internacional de Arte de Instambul como o video de abertura da feira em 2014, um poster e uma performance em 2013.

Realizou exposições tais como Naturalists na Tina Kim Gallery em NY, Rhizome na Gallery NON; Activities com curadoria de Merve Unsal at 5533; Only to Melt, Trustingly, Without Reproach, Skuc Gallery, Ljubjana Istanbul Traversée, em Lille, An Atlas of Events, Calouste Gulbenkian Foundation, em Lisboa, Nightcomers, 10th International Istanbul Biennial, Catching Up, com Huseyin Bahri Alptekin, 3rd Tirana Biennial; Abre Alas, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro; Ponto de Fuga, Memorial da America Latina, Sao Paulo; Greenhouse in Materia Prima da Arte Brasileira, com curadoria de Lisette Lagnado, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba; Açucar Invertido II, NY; Pool, Alkatraz Gallery, Ljubjana; “Its all about the past”, Plataform Gallery, Vaasa, Finland; Mostra Rio Arte Contemporânea, MAM,Rio de Janeiro.

Participou de residencias artisticas na Finlandia, Suécia, India, Australia, Istanbul e Brasil. Trabalhou no Capacete no Rio de Janeiro, Casa Triângulo em Sao Paulo e na editora CosacNaif. Junto com Huseyin Bahri Alptekin, integrou o Bunker Research Group (BRG) e a serie de trabalhos site specific Catching Up, no qual uma banda de fanfarra foi contratada para abrir as exposições com a música local. Em ‘’A Garden of Thoughts’’ (Um Jardim de Pensamentos), Camila Rocha leu O Gigante Egoísta ‘’The Selfish Giant’’ dedicado às crianças da Galata Greek School.

 

Camila Rocha (Sao Paulo, 1977) is a Brazilian artist based in Istanbul mainly working with plants that
reproduces trough drawings, videos, photographies, actions and garden/environmental like installations.
In 2016 Ali Akay curated the solo show called The Enigma of Plants, at KRANK Gallery, Istanbul.
In 2015-2016 she created Sefatoryum, a site specific large scale installation at the foyer of Istanbul Modern,
part of the exhibition TILL IT”S GONE, curated by Celenk Bafra and Paolo Colombo.
In spring 2014 she rented an abandoned flower shop in one of the last ungentrified building of Cihangir,
Sigorta Pasaj, and made there a project called FloriKultur.
For the first 2 editions of Art International art fair in Istanbul she developed special projects like the opening
video of the fair in 2014; a poster and performance in 2013.
She had exhibitions such as Naturalists at Tina Kim Gallery in NY; Rhizome at Gallery NON; Activities, curated
by Merve Unsal at 5533; Only to Melt, Trustingly, Without Reproach, Skuc Gallery, Ljubjana; Istanbul Traversée,
in Lille, An Atlas of Events, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, Nightcomers, 10th International Istanbul
Biennial, Catching Up, with Huseyin Bahri Alptekin, 3rd Tirana Biennial; Abre Alas, A Gentil Carioca Gallery,
Rio de Janeiro; Ponto de Fuga, Memorial da America Latina, Sao Paulo; Greenhouse in Materia Prima da
Arte Brasileira, curated by Lisette Lagnado, Oscar Niemeyer Museum, Curitiba; Açucar Invertido II, NY; Pool,
Alkatraz Gallery, Ljubjana; “Its all about the past”, Plataform Gallery, Vaasa, Finland; Mostra Rio Arte Contemporânea,
MAM,Rio de Janeiro.
Had art residences in Finland, Sweden, India, Australia, Istanbul and Brazil. Worked at Capacete in Rio de Janeiro,
Casa Triângulo in Sao Paulo and at the publisher CosacNaif.
Together with Huseyin Bahri Alptekin, she was involved in the Bunker Research Group (BRG) and the series of
site specific works called Catching Up, were a fanfare band was hired to open the shows with their local music.
At ‘’A Garden of Thoughts’’, Camila Rocha read Oscar Wilde’s ‘’The Selfish Giant’’ by tributing her reading to the
children of Galata Greek School.