2015

 
Amanhã será Um Lindo Dia

por Margit Leisner

 

 
Simara Ramos

Sem Título - Desenho / Ecoline sobre papel 20 x 21 cm - 2007
Acervo de Rafaela Tasca

A Farol Arte e Ação chega ao final de 2015 com o coração acelerado e quase dois anos de fôlego. As suas principais frentes de atividade; o espaço físico Galeria Farol Arte e Ação e o evento LeilãoShow, vieram a realizar nos últimos 8 meses 45 aquisições de obras de arte abrangendo a participação direta de 40 artistas e cerca de 11 pessoas envolvidas na produção e montagem dos eventos e exposições. Este ano a Farol apostou no trabalho de assessoria de imprensa como forma de ampliar o público do LeilãoShow e assim elevar o valor final das aquisições. Alugamos o Teatro Ítala Nandi - Guairacá Cultural, na antiga Rua do Fogo e contamos também com a contribuição de Malu Meyer e Paulo Peruzzo, produtores experientes e amigos da arte que abrilhantaram os leilões re­­­alizados trazendo consigo um público interessado em conhecer os artistas, apreciar e valorizar a qualidade da produção local. O trabalho de divulgação, realizado com a Lide Multimídia tendo à frente Moema Zucherelli, foi um importante aprendizado. O desafio de se fazer presente nos veículos de comunicação apresentando cuidadosamente os artistas envolvidos e os conteúdos gerados pelos agenciamentos que a Farol promove. Abrimos o calendário em março com a exposição do Rimon Guimarães e a celebração de 01 ano de aniversário da Farol com a participação da querida atriz e performer Denise Milfont, que veio do Rio de Janeiro especialmente apresentar o brilhante texto AMOR, de André Santana acompanhado pelas intervenções sonoras do guitarrista Allan Bastos. A performance Manacá da Serra, de Rimon e Mariana Barros e a costura musical de Lisa Simpson // Agente Costura marcou - durante três dias, o encerramento da exposição de Rimon Guimarães. Em agosto a Farol recebeu a instalação Túnel de Transições - Arco Vivo, do artista Juan Parada, obra concebida especificamente para o espaço da galeria. A galeria abriu a exposição com texto crítico de Daniela Vicentini. Um presente para a Farol, para a Bicicletaria Cultural e para a Cicloiguaçu. Ao olharmos para o início da linha do tempo do cicloativismo em nossa cidade, na virada do milênio, vamos encontrar o Juan já em ação. E junto com ele realizamos linda empreitada. Nesse período a Farol foi até a Prefeitura de Curitiba à convite para participar da agenda da consultora Tia Kansara, vinda da Inglaterra. Pudemos ouvir sobre o conceito de cidades inteligentes e falar do que temos feito no ecossistema da Bicicletaria Cultural/ Farol / Cicloiguaçu para um público alerta.
Em outubro a Farol participou no Circuito de Galerias da Bienal Internacional de Curitiba. Com curadoria de Keila Kern realizamos a Exposição Total em uma ação simultânea com a galeria Zilda Fraletti. A Exposição Total contou ainda com a participação de Antônio Arney, artista que celebra 90 anos de vida em plena produção. É uma honra para a Farol conviver com este artista e poder apreciar o trabalho de uma vida lado a lado com nomes como Lívia Piantavini, Cristina Jardanovski e Samuel Dickow. Recebemos o mineiroslavo carioca Alex Hamburger que falou para um público de alunos e professores sobre ARTE ANTIARTE E ANARTE e ofertamos a oficina da Ana Bellenzier; práticas que abrem o campo da produção de pensamento e inventividade crítica que a Farol incentiva. Para fechar este ano de intensidades com chave de ouro, recebemos a mostra da Gráfica e Editora Kadê, dos artistas Jarbas Lopes e Katerina Dimitrova. Katerina é artista búlgara que é responsável pelo design gráfico de livros dos escritores e artistas que são publicados pela Kadê. Esta mostra permanece na Farol por tempo indeterminado. Ela abriu com o inesquecível Almoço na Ripa de André Mendes, que re-afirma o pulso experimental da galeria com eventos que tem a potência de ganhar novos sentidos e mobilidades à partir daqui. Em novembro participamos da Feira da Baronesa, importante iniciativa na cidade que fomenta, com humor e irreverência, o campo da arte impressa. Na ocasião, o poeta e astrólogo João Acuio apresentou o inquieto Tarot Furtado e o artista carioca Jarbas Lopes esteve conosco para o lançamento da inédita Fototransnovela de Fernando Codeço, publicada pela Gráfica e Editora Kadê.
Chegar até aqui foi possível com um bocado de ousadia e convicção somadas à bagagem pessoal na realização de iniciativas artísticas que são pautadas por um conjunto de energias constituídas em um determinado contexto. O desafio agora é dar continuidade às atividades consolidadas e a outras encaminhadas para o ciclo 2016-2017. O sentimento é de gratidão por cada pessoa envolvida até aqui e um frio na barriga de ter realizado a travessia de mais um ano. Àqueles que adquiriram as obras de arte em negociação na Farol, parabenizo e agradeço muito pois esta é a peça chave deste movimento ter acontecido. Para os próximos meses, lembramos (eu e a Farol) que é possível adquirir obras de artistas como Daniela Vicentini, Samuel Dickow, Rimon Guimarães, Lívia Piantavini, Gilson Camargo, Fabio Noronha, Antônio Arney e Jarbas Lopes. Lembrem os amigos, os entusiastas e colecionadores! A aquisição de obras de arte é a única forma de garantir as ações da Farol, ela é uma microempresa individual buscando equilíbrio na medida em que suas atividades se consolidam. A Farol dispõe de obras e publicações de artistas que constam em importantes coleções. É assim que vamos crescendo com arte e força contemporâneas, junto com a Bicicletaria Cultural, nossa grande parceira de todas as horas na pessoa de Fernando Rosembaum, Patrícia Valverde, Don Joey, Claudia e Seu José. Meus agradecimentos especiais para Keila Kern e Vanessa Leiko que doaram parte do seu tempo, toda a sua paciência e atenção e muito mais do que caberia nestas palavras para realizar todas as aventuras fora de série, ao Gilson Camargo pelos registros, conversas e o prestígio no blog Olhar Comum. Aos artistas, amigos e incentivadores Eliane Prolik, Rubens Mano, Tony Camargo e Fernando Ribeiro, a gratidão pela vital contribuição. À você que leu, forte abraço de Margit Leisner e som na caixa, é por aqui!

 

 

 

 

11.15

Tarot Furtado

joão acuio

Poemópticos, de Alex Hamburger

alex hamburger

 

10.15

Mostra da Gráfica e Editora Kadê, projeto dos artistas Jarbas Lopes e Katerina Dimitrova

Guilherme Zarvos, Sergio Torres, Lucila Gadin, Bernardo Ramalho, Astrid Cabral e Marssares, Jarbas Lopes.

 

09.15

exposição total* * companhia força e luz ilimitada

alex hamburger

andré mendes

anna belenzier

antonio arney

bernadete amorin

cristina jardanovsky

fabio noronha

henrique jakobi

livia piantavini

samuel dickow

traplev

 

 

08.15

túnel de transições de juan parada

juan parada

 

07.15

agente costura // lisa simpson e convidados

lisa simpson

rimon guimarães e mariana barros

 

06.15

Quarto LeilãoShow da Farol

Link IV LS: Olhar Comum de Gilson Camargo

 

03.15

individual de rimon guimarães

rimon guimarães