Mapa para CiclarTe

 

A Galeria Farol Arte e Ação criou em parceria com a CicloIguaçu - Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu e com apoio do LABmoda2016 um mapa das vias cicláveis entre galerias da cidade.

 

 

Em vizinhança com os editoriais de moda e design; o mapa dá forma ao circuito de 12 galerias de arte na região central da cidade. O mapa para CiclarTe busca incentivar contextos para uma abordagem crítica e também bem humorada da infra-estrutura para ciclomobilidade na cidade de Curitiba. A iniciativa faz parte da linha de ação da curadoria proposta pela Farol Arte e Ação para a atual edição do evento e integra a revista publicada pelo LABmoda. Exemplares podem ser encontrados no local do evento e logo mais nas galerias do circuito! Bom pedal, venha!

 

 Em qualquer situação sinalize sempre as suas intenções e mantenha contato visual com outros usuários da via! Desejamos à todos um bom pedal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um Lugar Dentro Do Outro, de Deborah Bruel

com

Ana Storino, Barbera van den Tempel, Felipe Ferreira, Georgete Zelazowski e Leonardo Mercher

 

Fotos: Lori de Almeida, Deborah Bruel e Leonardo Mercher

 

LEIA AQUI O RELEASE DO PROJETO

 

Foto da (in)ação in/out realizada na abertura. Alex Hamburger dormindo: "a melhor atitude diante do estado de coisas em que a arte no mundo todo enveredou".

 

 

 

 

 

 

Quinta, 20 Outubro 2016 00:00

Farol no LABmoda: Arte [Trânsito]

Karla Keiko do espaço das Nuvens, Pryscila Vieira criadora de Amely e Margit Leisner, curadora do evento no espaço reservado ao Circuito de Galerias.

 

LABmoda 2016

Visuais: Arte [Trânsito]

A linha de ação que dá contornos à esta curadoria é interessada em estabelecer o território das artes visuais em vizinhança aos eixos de produção do design, arquitetura, música e da dança. Esses campos de pensamento que integram o LABmoda configuram um evento de transversalidades e encontros que se tocam a partir da visualidade.

A Galeria Farol Arte e Ação recebeu o convite para realizar a curadoria de artes visuais do LABmoda e entendeu a ocupação do espaço ofertado como potência na medida de um contexto consolidado das galerias em nossa cidade.

Visuais: Arte [Trânsito] joga luz sobre o trânsito entre linguagens, territórios, pessoas e lugares. Para isso, estamos elaborando com a CicloIguaçu um mapa das vias cicláveis entre as principais galerias da cidade. Este mapa, o Circuito de Galerias - Ciclarte, aponta para o acesso às práticas que constituem um conjunto significativo da produção de artes visuais na cidade de Curitiba. Iniciativas recentes nos últimos anos como é o caso do espaço Das Nuvens, do Atelier Soma, da Boiler Galeria e a Diretriz Arte Contemporânea se conectam ao percurso de décadas de importantes galerias como a Casa da Imagem, Ybakatu Espaço de Arte e a Galeria Zilda Fralletti passando pela SIM e pela Galeria TEIX. Convidamos estas galerias à ocupar o espaço físico e simbólico do LABmoda com propostas que irão se realizar ao longo do evento. Além da participação das galerias alguns artistas foram convidados a apresentar obras que conversam diretamente com a escala do espaço físico do LABmoda. Participam do primeiro ciclo os artistas Samuel Dickow, Bernadete Amorin e a personagem da tirinha Amely, criada por Pryscila Vieira.

É pressuposto desta iniciativa que a arte tem contexto. Jogamos luz sobre este aspecto ao definir o lugar da arte como um lugar de trânsito, de ação, de trocas, de risco, graça e ousadia e sobretudo de amor às expressões afirmativas e críticas no mundo das idéias. Visuais: Arte [Trânsito] é movimento nesta grande praça avenida passarela e palco que é o LABmoda.

Margit Leisner

Curitiba, 2016

http://www.labmoda.com.br

Zuelika Bisachi da Diretriz Arte Contemporânea com Margit Leisner da Farol Arte e Ação.

 

 

Pryscila Vieira na instalação Amely com o livro que celebra 10 anos de Amely - Uma mulher de Verdade

 


Abertura do LABmoda com as obras de Bernadete Amorin e Samuel Dickow ao fundo.

 

 

S.T. 2011
cetim, espuma, ferro, fibra, molas, plush, tela elástica e suede
58 x 240 x 190
Bernadete Amorin

 

Outdoor, 2014, acrílica sobre tela, 151 x 210 de Samuel Dickow - foto Gilson Camargo

 

 Outdoor, 2014, acrílica sobre tela, 151 x 210 de Samuel Dickow - foto Gilson Camargo

Quinta, 20 Outubro 2016 00:00

Megafone, de Fabio Noronha

 

MEGAFONE, vídeo digital, cor, som estéreo, 16'50", 2016


> download  português  english  download <

 
MEGAPHONE, digital video, color, stereophonic sound, 16'50", 2016

 

https://leglessspider.wordpress.com/aparelhos_cnpq/

 

A Galeria Farol Arte e Ação está divulgando as exibições públicas gratuitas desta obra.

Envie a data e local para o email da galeria para inserirmos na agenda.

Farol Art and Action Gallery is announcing public screenings of this work.

Send us detailed informantion on the venue and dates by email and we will be happy to add it to the calender.


 

Quinta, 20 Outubro 2016 00:00

Um Lugar Dentro do Outro, de Deborah Bruel

 

 

 

 Inundação, 2016 - instalação

 

Um Lugar Dentro do Outro

Deborah Bruel

 

A Galeria Farol Arte e Ação coloca-se como um espaço de arte atípico no sentido institucional e mercadológico no campo da cultura. Porque, apesar de ser uma galeria, comercializar trabalhos de arte, fomentar e produzir exposições e propostas artísticas, culturais colaborativas, demonstra ter um grande interesse em incentivar práticas que gerem pesquisa, interação e novas formas de fazer, mostrar e até de comercializar arte.

Pensando nesta abertura, eu propus, com a participação dos alunos do último ano do curso de Escultura da UNESPAR Campus I - EMBAP, um projeto de investigação e debate sobre os conceitos de instalação site-specific e práticas site-specificity, que ancoram-se em propostas artísticas produzidas especificamente para locais determinados, seja galeria, museu ou espaço público. O primeiro conceito está relacionado à trabalhos cujo foco é formal, levando em conta características físicas destes espaços e sua reverberação na percepção do indivíduo. Já, site-specificity, nomenclatura proposta por Miwon Kwon, engloba práticas artísticas com engajamento político, e cujas abordagens na reelaboração do lugar tendem a ser mais históricas e sociais.

A partir deste panorama discutimos as possibilidades para práticas artísticas procurando o equilíbrio entre forma e conteúdo: que na forma estejam contemplados conteúdos e aspectos históricos, sociais e políticos do site. A pesquisa e discussões ocorreram a partir do mês de julho de 2016, e serão encerradas com a desmontagem da exposição em novembro de 2016.

Um lugar dentro do outro trata-se, portanto, de uma exposição de Deborah Bruel na Galeria Farol Arte e Ação com a proposta Inundação e Objeto 1: site specífic adaptável, e com a participação de Ana Storino, Barbera van den Tempel, Felipe Ferreira, Georgete Zelazowski e Leonardo Mercher. Assim como a Farol está situada dentro da Bicicletaria Cultural, que está localizada no centro de Curitiba, as propostas artísticas aqui estão dadas dentro do contexto específico da Farol e da Bicicletaria a partir de outro contexto o da academia. Pois, enquanto artista e professora num curso de formação de artistas, entendo que uma coisa está imbricada na outra de maneira indissociável. A minha contribuição educativa parte de minha experiência artística, e esta se retroalimenta das trocas em sala de aula e ateliê.

 

Objeto site-specific adaptável 2 , 2016. MDF e espelhos

 

Abertura: 01 de Novembro às 18 horas

Bate-papo sobre a exposição - Sábado 25 de novembro às 11 hs

 

 

A obra Olho Mágico  revela fotos tiradas de ângulos incomuns encontrados no local.

 Ana Storino convida o visitante a descobrir imagens da Galeria Farol e da Bicicletaria Cultural por meio de dezenove monóculos.

 

 

Barbera van den Tempel apresenta o trabalho  FOR ALL , que parte da relação de convivência entre a Bicicletaria Cultural e a Galeria Farol Arte e Ação que dividem um espaço onde os trabalhos muitas vezes se fundem. No entanto, do lado de fora, ou seja, na rua não se nota muito essas atividades. Há apenas uma pequena placa na porta que anuncia sua existência.

 Assim sendo, o vídeo FOR ALL  mostra uma descida de bicicleta na Rua São Francisco que termina na porta da Bicicletaria Cultural. Os paralelepípedos que pavimentam a rua contribuem para um tremor na imagem, e o áudio é decorrente do barulho da própria câmera batendo no meu peito junto com alguns ruídos da bicicleta. A duração do filme é aproximadamente dois minutos, e será mostrado em forma de loop.

 

 

Felipe Ferreira apresenta um trompe-l'oeil criado a partir da sobreposição de fotografias feitas na Bicicletaria Cultural para simular aberturas em duas de suas paredes.

Essas aberturas unem uma sequência de ambientes, os quais pela perspectiva se colocam dentro do outro

 

 

 

Georgete Zelazowski faz da sua obsessão em acumular coisas a sua prática artística.

Para a exposição um lugar dentro do outro, foram coletados objetos dentro do próprio espaço da Bicicletaria, onde se encontra a Galeria Farol.

A partir deles foi construído o trabalho  MEU FAROL, MEU VER.

 

 

Leonardo Mercher propõe a inauguração de uma placa da Galeria Farol Arte e Ação no dia da abertura da exposição.

É também de Leonardo Mercher Desnível, três intervenções nos degraus dos espaços da Bicicletaria e da Galeria Farol.

O trabalho parte da invisibilidade da galeria para o passante da rua e busca permitir o acontecimento de um evento dentro de outro. O link do evento é:

https://www.facebook.com/events/1137982829571385/?ti=as

 

Um Lugar Dentro Do Outro

Abertura: 01 de Novembro às 18 horas

 

 

 

Domingo, 25 Setembro 2016 00:00

Camila Rocha

 

 

SUSPENSA AFLORA ou Para Levantar um Jardim do Chão, 2016

 

 

 

Camila Rocha (Sao Paulo, 1977) trabalha principalmente com plantas reproduzidas através de desenhos, videos, fotografias, ações e instalações na forma de jardins e ambientes (enviroments).

 

Trajetória:

Em 2016 realizou a exposição individual The Enigma of Plants (O enigma das Plantas), com curadoria de Ali Akay na KRANK Gallery em Istambul. Em 2015-2016 criou o Sefatorium, installação site-specific de grande escala no foyer do Istambul Modern como parte da exposição TILL IT'S GONE com curadoria de Celenk Bafra e Paolo Colombo. Na primavera de 2014 Camila alugou uma loja de flores abandonada em uma das últimas construções não-gentrificadas de Cihangir, Sigorta Pasaj, e lá realizou o projeto chamado FloriKultur.

Desenvolveu projetos especialis para as duas primeiras edições da Art International, feira internacional de Arte de Instambul como o video de abertura da feira em 2014, um poster e uma performance em 2013.

Realizou exposições tais como Naturalists na Tina Kim Gallery em NY, Rhizome na Gallery NON; Activities com curadoria de Merve Unsal at 5533; Only to Melt, Trustingly, Without Reproach, Skuc Gallery, Ljubjana Istanbul Traversée, em Lille, An Atlas of Events, Calouste Gulbenkian Foundation, em Lisboa, Nightcomers, 10th International Istanbul Biennial, Catching Up, com Huseyin Bahri Alptekin, 3rd Tirana Biennial; Abre Alas, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro; Ponto de Fuga, Memorial da America Latina, Sao Paulo; Greenhouse in Materia Prima da Arte Brasileira, com curadoria de Lisette Lagnado, Museu Oscar Niemeyer em Curitiba; Açucar Invertido II, NY; Pool, Alkatraz Gallery, Ljubjana; “Its all about the past”, Plataform Gallery, Vaasa, Finland; Mostra Rio Arte Contemporânea, MAM,Rio de Janeiro.

Participou de residencias artisticas na Finlandia, Suécia, India, Australia, Istanbul e Brasil. Trabalhou no Capacete no Rio de Janeiro, Casa Triângulo em Sao Paulo e na editora CosacNaif. Junto com Huseyin Bahri Alptekin, integrou o Bunker Research Group (BRG) e a serie de trabalhos site specific Catching Up, no qual uma banda de fanfarra foi contratada para abrir as exposições com a música local. Em ‘’A Garden of Thoughts’’ (Um Jardim de Pensamentos), Camila Rocha leu O Gigante Egoísta ‘’The Selfish Giant’’ dedicado às crianças da Galata Greek School.

 

Camila Rocha (Sao Paulo, 1977) is a Brazilian artist based in Istanbul mainly working with plants that
reproduces trough drawings, videos, photographies, actions and garden/environmental like installations.
In 2016 Ali Akay curated the solo show called The Enigma of Plants, at KRANK Gallery, Istanbul.
In 2015-2016 she created Sefatoryum, a site specific large scale installation at the foyer of Istanbul Modern,
part of the exhibition TILL IT”S GONE, curated by Celenk Bafra and Paolo Colombo.
In spring 2014 she rented an abandoned flower shop in one of the last ungentrified building of Cihangir,
Sigorta Pasaj, and made there a project called FloriKultur.
For the first 2 editions of Art International art fair in Istanbul she developed special projects like the opening
video of the fair in 2014; a poster and performance in 2013.
She had exhibitions such as Naturalists at Tina Kim Gallery in NY; Rhizome at Gallery NON; Activities, curated
by Merve Unsal at 5533; Only to Melt, Trustingly, Without Reproach, Skuc Gallery, Ljubjana; Istanbul Traversée,
in Lille, An Atlas of Events, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, Nightcomers, 10th International Istanbul
Biennial, Catching Up, with Huseyin Bahri Alptekin, 3rd Tirana Biennial; Abre Alas, A Gentil Carioca Gallery,
Rio de Janeiro; Ponto de Fuga, Memorial da America Latina, Sao Paulo; Greenhouse in Materia Prima da
Arte Brasileira, curated by Lisette Lagnado, Oscar Niemeyer Museum, Curitiba; Açucar Invertido II, NY; Pool,
Alkatraz Gallery, Ljubjana; “Its all about the past”, Plataform Gallery, Vaasa, Finland; Mostra Rio Arte Contemporânea,
MAM,Rio de Janeiro.
Had art residences in Finland, Sweden, India, Australia, Istanbul and Brazil. Worked at Capacete in Rio de Janeiro,
Casa Triângulo in Sao Paulo and at the publisher CosacNaif.
Together with Huseyin Bahri Alptekin, she was involved in the Bunker Research Group (BRG) and the series of
site specific works called Catching Up, were a fanfare band was hired to open the shows with their local music.
At ‘’A Garden of Thoughts’’, Camila Rocha read Oscar Wilde’s ‘’The Selfish Giant’’ by tributing her reading to the
children of Galata Greek School.

 

 

SUSPENSA AFLORA ou Para Levantar um Jardim do Chão

Camila Rocha

 

 

 
A solo exhibition with works specially commissioned by Farol Art and Action Gallery, to bring together the imaginary of the New Species of Plants with trimmed canvas plants; Seeds (drawings) done beside a waterfall  in the middle of the Atlantic Forest using it’s humidity for growing; Gardens of Suspended Seeds (photography) and a wall paper of two mirrored plants reproducing around 15 times each. It also cohabits in this environment the found elements of resting (blue wooden stools) and two domesticated plants in a pot of a clay water filter endemic of Brazil. During the opening it was played continuously “A day in Amazon”, by the musician Naná Vasconcelos XUXAxbhttps://www.youtube.com/watch?v=PBJBQ in his homage.

This project had the assistance of
Maiza Verastegui and Samuel Dickow.

 

 
 

 

 

 


                     

 

 

 

 

Sobre a artista/About the artist click here

Video of Sefatoryum:
https://www.youtube.com/watch?v=f2zj-Sxw4iA

Artigos Recentes/Recent articles:
http://www.dailysabah.com/arts-culture/2016/06/18/camila-rocha-explores-the-enigma-of-plants-in-istanbul-show
http://www.dailysabah.com/expats-corner/2016/04/05/awareness-sustainability-and-nature-in-the-city
http://www.artnet.com/galleries/tina-kim-gallery/the-naturalists-milena-bonilla-yang-ah/
http://cityboxathista.blogspot.com.tr/2014/09/exhibition-rhizome-at-gallery-non.html

 

Segunda, 22 Agosto 2016 00:00

Coletivo Kókir

 

O Coletivo Kókir é formado por Sheila Souza e Tadeu dos Santos. Desenvolve ações em conjunto com os Kainkang da ASSINDI Maringá.

 

Sexta, 15 Julho 2016 00:00

Sustento - Coletivo Kókir

Sustento - vista da exposição - foto Gilson Camargo

 

 

Voracidade - vista da exposição - foto Kraw Penas


 

 

O coletivo Kókir apresenta Sustento/Voracidade um projeto que se realiza simultaneamente em dois espaços físicos e simbólicos: O Museu Paranaense, que atualmente desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia e História, e a Galeria Farol Arte e Ação, que joga luz sobre a produção crítica nas práticas contemporâneas. A exposição Sustento é apresentada no espaço da Galeria Farol Arte e Ação e a exposição Voracidade acontece no Museu Paranaense.

Sustento/Voracidade estabelece um diálogo entre arte contemporânea, indígenas e cidade. As exposições apresentam objetos mestiços, que reforçam a dissolução entre grupos e fronteiras culturais. O coletivo Kókir, que significa fome na língua Kaingang, é autor dos objetos criados a partir de objetos feitos pelos indígenas. Formado pelos artistas Tadeu dos Santos e Sheilla Souza, o coletivo Kókir apresenta em Sustento/Voracidade obras fruto de sua aproximação com indígenas Kaingang, residentes na Associação Indigenista – ASSINDI – Maringá.

As criações do Coletivo Kókir simulam uma mordida em fruteiras feitas pelos Kaingang. As fruteiras são feitas pelos Kaingang da Terra Indígena Ivaí (PR), com fibra sintética trançada sobre grades de ventiladores. Os objetos apresentados possuem três camadas sobrepostas: a produção industrial, a indígena e a do coletivo. A fusão permite que possam ser vistos como objetos urbanos industrializados e ao mesmo tempo artesanais, pelo trançado Kaingang. Depois da intervenção do coletivo Kókir, os objetos passam a ter uma terceira dimensão simbólica, incorporada ao contexto da arte contemporânea.

A exposição Sustento será inaugurada no dia 2 de agosto na Galeria Farol Arte e Ação. Voracidade abre no dia 3 de agosto no Museu Paranaense.

 

 

Objeto Sustento 10

Rio das Cobras, 2016

Coletivo Kókir e Joanilton da Silva
Grade de ventilador e fibra sintética
150 x150 cm

 

 

 

Gravura Sustento 14

Kaa guy Guaxu Palmital, 2016
Coletivo Kókir
Impressão em papel algodão
20 x 20 cm

 

 Cerco Grande, 2016 
Coletivo Kókir e Joanilton da Silva
Gaiola e fibra sintética 46 x 46 x 21 cm

 

 

Barão de Antonina, 2016 
Coletivo Kókir, Luiz da Silva e Joanilton da Silva
Carrinho de mercado e fita sintética 57 x 92 x 105 cm

 

O coletivo Kókir é formado pelos artistas Tadeu Santos e Sheilla Souza

 

SOLICITE GRATUITAMENTE O CATÁLOGO EM VERSÃO DIGITAL!!! Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

SERVIÇO:

SUSTENTO/VORACIDADE

Coletivo Kókir

SUSTENTO

Abertura: 2 de Agosto às 18h

Visitação: De 3 a 25 de Agosto

Terça a Sexta: 14h às 19h

Local: Galeria Farol Arte e Ação

Rua Presidente Faria, 226 – Subsolo

www.farolshow.com.br

 

VORACIDADE

Abertura: 3 de Agosto às 18h

Visitação: De 4 de Agosto a 29 de Outubro

Terça a Sexta-feira: 9h às 18h

Sábados, Domingos e Feriados: 10h às 16h

Local: Museu Paranaense

Rua Kellers, 289